Lavar bem o trigo serraceno e a quinoa num coador de chá em água corrente. Eu usei três chávenas de chá de trigo serraceno e uma de quinoa.
Levar a cozer juntamente em água a ferver temperada de sal. Não colocar água a mais, só a suficiente para cozer, até enxugar toda a água. Retirar do lume a adicionar três colheres de sopa de farinha de arroz, uma colher de sopa de sementes de linhaça e duas colheres de sopa de molho de soja. Pode se quiser também adicionar algumas especiarias. Misturar bem e deixar a arrefecer. Esta massa vai ficar muito consistente.
Entretanto fazer um refogado com azeite, cebola e alho. Juntar polpa de tomate, ou tomate fresco se preferir, um pouco de oregãos e uma pitada de sal. Deixar apurar um pouco e adicionar meio copo de água. Deixar levantar fervura. Desfazer o preparado com a varinha mágica para obter um molho espesso.
Levar de novo ao lume acrescentando mais um copo de água, para poder cobrir as almôndegas.
Entretanto com as mãos modelar em bolinhas a massa do trigo serraceno, quinoa e restantes ingredientes.
É muito fácil modelar estas almôndegas, pois a massa fica dura e não pega nas mãos. Das mais fáceis , que já modelei até hoje.
Colocar as almôndegas no molho e deixar cozinhar por mais dez minutos. Desligar o lume e juntar um ramo de salsa picada. Estão prontas a servir.
Acompanhar com o que quiser.
Esta receita é uma criação de hoje , foi o meu almoço e adorei . Acompanhei com um pouquinho de arroz e uma grande salada de alface.
Bom apetite!!!
Uma boa ideia, apesar de não gostar de trigo sarraceno
ResponderExcluirObrigada pela sua presença inconfessável.
ExcluirE que tal experimentar substituir o trigo serraceno por aveia? :)
Deve ficar bom na mesma :)
Obrigada pela sua presença inconfessável.
ExcluirE que tal experimentar substituir o trigo serraceno por aveia? :)
Deve ficar bom na mesma :)